14 de fevereiro de 2011

Variações na cor da urina

Ela pode mudar de cor por causa de pigmentos contidos em alguns alimentos e remédios que ingerimos ou em decorrência de alguma doença. Em condições normais, a coloração da urina varia de um amarelo claro, amarelo citrino, até o amarelo ouro. Esse tom amarelado vem de três pigmentos sanguíneos - o urocromo, a bilirrubina e a creatinina -, que são filtrados pelo rim enquanto a urina é produzida. Quanto mais água ingerimos, mais diluímos esses pigmentos e, consequentemente, mais claro ela fica.
VERDE
Apesar do nome,o azul de metileno - medicamento usado em casos de intoxicações – dá uma coloração esverdeada ao jato. O verde é resultado da mistura do amarelo do xixi com o azul da medicação.
LARANJA-ESCURO  Alimentos que contém grande quantidade de betacaroteno - como cenoura, abóbora e mamão - podem deixar o xixi alaranjado. Alguns antibióticos e vitamina B também provocam o mesmo efeito.
DE ROSADO A VERMELHO 
Pode ser só aquela beterraba do almoço ou, o que já complica, a presença de sangue na urina. Nesse caso, é preciso procurar o médico. Xixi com sangue pode indicar doenças graves, de infecções a câncer.
CASTANHO-ESCURO 
Se a coisa fica preta, pode ser sinal de problema no fígado. O mijo escuro pode rolar ainda em atletas após esforços extremos, quando o corpo libera outro pigmento, a mioglobina, que escurece o jato.
TURVO 
Xixi com aspecto leitoso pode ser sinal de infecção urinária. E, se além disso rolar uma grande quantidade de espuma, a coisa pode ser mais séria. Esse é um dos sintomas de nefrite, a inflamação nos rins.
ROXO-ESCURO 
A cor da urina também é usada "de propósito" em diagnósticos médicos. Se, quando exposto à luz solar, o xixi fica roxo, é indício de porfiria, doença do metabolismo que, em geral, é difícil de ser identificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de Visitas